08/19/2020 por Carlos Henrique Motta em Studying

Piloto “groundeado”​: o negócio é manter-se atualizado

Se tem um setor que a pandemia acertou em cheio, foi o setor aéreo. É triste ver que mensagens de despedidas de muitos colegas que perderam seus empregos continuam tomando a timeline nas redes sociais, dia após dia.

Tenho certeza, porém, que esse não será um pouso final mas sim apenas uma escala e daquelas com “quick turnaround”.

Uma coisa importante é aproveitar o tempo em solo tentando manter, de certa forma, a proficiência e até mesmo para se aprimorar ou adquirir certificações adicionais.

É o que tenho feito e gostaria de dividir com vocês na forma de duas sugestões:

A primeira tem custo zero:

Estude. Mantenha-se atualizado. De tempos em tempos, revise os manuais da aeronave que você voa. FCOM, FCTM, etc. Aproveite também e procure relembrar demais publicações aeronáuticas nacionais e internacionais. RBACs, FARs, AIM, documentos ICAO, manuais Jeppesen, entre outros.

Isso, além de manter a memória em dia, pode ajudar muito em eventuais entrevistas técnicas que venha a participar no futuro.

A segunda sugestão pode demandar uma boa quantia em investimento, devendo portanto, levar em consideração a possibilidade de cada um:

Invista em uma nova qualificação. FAA, EASA, ou um novo type-rating, por exemplo. Manter a CHT com um bom type válido é um bom passo para estar competitivo no mercado de trabalho assim que as coisas retornarem à normalidade.

Daria como sugestão no momento, se certificar pelo FAA. É uma licença que não vence e que tem o processo de conversão da licença brasileira (e outras estrangeiras) relativamente simples e rápido. Além disso, por conta da pandemia, algumas oportunidades tem aparecido com preços atraentes e competitivos.

Fiz a minha há pouco tempo e coloco-me à disposição para orientar nesse processo.

Outra possível vantagem da obtenção da licença do FAA é que hoje em dia há um caminho para a obtenção de Green Card para pilotos, e ter a licença pode ser essencial para quem tem o interesse em aplicar para esse procedimento.

Dúvidas sobre o futuro e preocupações com certeza virão, porém manter a mente ocupada é um grande passo para controlar a ansiedade e, de quebra, manter-se preparado para competir por uma vaga no esperado retorno do mercado aéreo.

Boa sorte e bom retorno!

[simple-author-box]

Receba as ultimas Aeronaves a Vendas dos mais confiaveis Dealers do mundo!

Fique sempre por dentro do PlaneBrazil e iremos notificá-lo sobre as melhores ofertas